Conjugação do verbo querer – a Santa Missa

 O Triunfo da Eucaristia  | Rubens



Indicativo Presente (do querer) a Santa Missa
eu quero
tu queres
ele quer
nós queremos
vós quereis
eles querem

Pretérito Perfeito Composto (do querer) a Santa Missa
eu tenho querido
tu tens querido
ele tem querido
nós temos querido
vós tendes querido
eles têm querido

Futuro do Presente Simples (do querer) a Santa Missa
eu quererei
tu quererás
ele quererá
nós quereremos
vós querereis
eles quererão

Conjuntivo / Subjuntivo Presente (do querer) a Santa Missa

que eu queira 
que tu queiras 
que ele queira 
que nós queiramos 
que vós queirais 
que eles queiram

Imperativo Afirmativo (do querer) a Santa Missa
quer
queira
queiramos
querei
queiram


O verbo é a classe gramatical de palavras que pode variar em pessoa, número, tempo, modo, género e voz. Com origem no termo latim verbum, o verbo é a parte da oração que exprime existência, acção ou estado que realiza o sujeito. Trata-se, por assim dizer, do núcleo da oração que pode formar o sujeito e o predicado.
O verbo concorda em pessoa e número com alguns dos seus complementos. No que diz respeito à língua portuguesa, regra geral, concorda com o sujeito ou com o predicativo em número, pessoa e género (no caso do particípio passado).





Comentários

Mensagens populares