Do improvavel #1







Na década de 90 percorri todos os conventos da Ordem dos Carmelitas em Portugal. Mesmo o de Viana de Castelo, dito da antiga regra, clausura das clausuras, o visitei. Homens e mulheres. Estava tomada pela ideia de que Deus chamava-me à vida de clausura, confundida no discernimento, como alguns mais tarde lembraram, mas, ainda assim, certa, de que Ele nunca mais deixaria de olhar para mim, provocando incansavelmente o desejo do meu sim.Vivia em Oeiras, Paço de Arcos, e o facto da minha conversão ter coincidido com a decisão de acompanhar os últimos anos da vida do meu avô, próxima dele, tornaram-me uma frequentadora assídua da casa dos Padres carmelitas a poucos metros da minha. Viviam apenas três sacerdotes nessa vivenda ainda hoje pertença da Ordem. O Padre Jeremias, figura incontornável da espiritualidade carmelita, era um deles. Provincial da Ordem, Mestre de Noviços, confessor da Ir. Lúcia, conhecedor profundo da Santa Madre e do Santo Padre, Teresa de Jesus e São João da Cruz, fundadores da Ordem, dirigia espiritualmente alguns conventos, entre eles, o do Bom Jesus de Braga, para onde me levava, conhecendo o que ia na minha alma, com a frequência normal exigida ao confessor daquela comunidade.

Os dois, o Padre Jeremias e eu, percorremos Portugal de lés a lés, numa Opel verde, entre um e outro Convento, ora em Viana ora em Faro, até ter-me tornado jornalista a tempo inteiro, em virtude justamente da urgência em escrever sobre a vida monástica, ainda hoje o meu grande tema, e, tendo-o feito, ousado apresentá-lo à Revista Máxima, onde comecei a trabalhar pouco tempo depois, durante vinte e cinco anos, como repórter.

A fotografia com que ilustro este post foi a minha primeira reportagem. “As Mulheres do Silêncio” editado em Abril (Páscoa) de 1992. A chamada de capa dizia «Como Vivem as Freiras de Clausura». A Revista esgotou. Nunca mais a minha vida foi a mesma.


Comentários

Mensagens populares